Header Ads

ad

A nova ferramenta do Instagram faz lembrar o Snapchat


Agora as fotografias e vídeos do Instagram também podem desaparecer em 24 horas
O Instagram lançou uma nova ferramenta que permite publicar fotografias e vídeos que se apagam automaticamente após 24 horas - uma funcionalidade que faz lembrar imediatamente o concorrente Snapchat, já que a autodestruição das mensagens é uma das suas principais características.

O Instagram foi comprado pelo Facebook por mil milhões de dólares (893 milhões de euros) em 2012 e um ano depois o gigante das redes sociais ofereceu-se para comprar também o Snapchat por três mil milhões de dólares (2,6 mil milhões de euros). O Snapchat recusou a oferta e continuou a angariar novos utilizadores e novas funcionalidades - tem atualmente 150 milhões de utilizadores.

A aplicação rival do Instagram é popular entre jovens que não querem que os pais, ou outras pessoas, vejam as suas publicações, que desaparecem em 24 horas.

Segundo a Reuters, os 1,7 mil milhões de utilizadores do Facebook são tendencialmente adultos. Estatísticas mostram que em 2014 quase metade dos utilizadores do Facebook, 46%, tinha entre 35 e 64 anos.

Com a nova funcionalidade, o Facebook e o Instagram ameaçam destronar o Snapchat. O Instagram Stories tem mais filtros do que o Snapchat e mais ferramentas de desenho, segundo o site Gizmodo.

O Instagram está a ser criticado pelo público por ter copiado o Snapchat, mas o CEO da empresa Kevin Systrom afirmou numa entrevista ao Tech Crunch que não se trata de copiar, mas sim de adaptar formatos.
Nas redes sociais, alguns utilizadores aproveitaram para brincar com a situação.





Tal como no Snapchat, no Instagram Stories os vídeos e imagens vão ser visualizados numa barra superior do feed e as gravações vão ser apresentadas em forma de slideshow. Para avançar as gravações, os utilizadores vão ter de clicar no ecrã e para passar a outra pessoa, terão de deslizar no ecrã.

A nova funcionalidade deverá ser disponibilizada a todos os utilizadores durante as próximas semanas.

Por sua vez, o Snapchat lançou no mês passado o Snapchat Memories, uma funcionalidade que permite gravar e partilhar conteúdos durante mais de 24 horas. Ou seja, a aplicação apresentou um mural de histórias tal como têm o Instagram e o Facebook.